Ensino Fundamental I

Durante o Ensino Fundamental I, que corresponde aos primeiros cinco anos (1º ao 5º ano), são introduzidos os conhecimentos de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte, Educação Física e Inglês, por meio de atividades lúdicas, leitura, escrita e cálculo, visando à compreensão, por parte do aluno, do ambiente natural e social, do sistema político, das artes e dos valores em que está fundamentada a sociedade contemporânea. Também é inserido o aprendizado através da metodologia S.T.E.A.M. nas aulas de robótica, onde os alunos são expostos a trabalhos interdisciplinares que englobam ciências, tecnologia, engenharia, arte e matemática.

O aluno desenvolverá a capacidade de aprendizagem e, por meio da aquisição de conhecimentos, consolidará habilidades, formará atitudes e valores, fortalecerá os vínculos com a família, os laços da solidariedade humana e a tolerância recíproca que orientam as relações sociais. Nesse processo, a criança é conduzida ao conhecimento do mundo pessoal, familiar e social, por meio dos mais variados processos pedagógicos.

Nesta etapa o Colégio MAC estimula a responsabilidade individual do aluno, trazendo autonomia em seu processo de ensino aprendizagem, e ensinando que existem consequências para seus atos, educando-os para a vida. O MAC entende que seu papel é educar para o futuro, para a sociedade, para a vida. Por isso preparamos cidadãos convictos de seus direitos e deveres, capazes e críticos a ponto de entenderem o certo e errado e terem a consciência que seus atos trazem consequências boas ou ruins. Preparamos os alunos, também, para que saibam lidar com seus erros e frustrações, realizando um trabalho de educação socioemocional interdisciplinar que atinge todos os componentes curriculares, pois seu desenvolvimento ocorre na metodologia da aula dada pelo educador. Um dos maiores suportes à educação socioemocional é o esporte, que é estimulado no Colégio MAC através das aulas de educação física e dos Jogos Olímpicos do Colégio MAC.

Uma educação formadora precisa estar alinhada com valores e princípios, por isso o Colégio MAC adotou 6 valores principais para desenvolver nos alunos, são estes: Responsabilidade, Empatia, Bondade, Excelência, Entusiasmo e Respeito.

Dentro deste tópico, trabalhamos o respeito à Pátria, realizando Momentos Cívicos semanalmente onde os alunos cantam o Hino Nacional do Brasil.